Sessões

Sessão 1

Gamificação na Educação: A importância  da teoria das emoções  como estratégia na análise de jogos educacionais

Compreensão de diretrizes de acessibilidade para criação de objetos de aprendizagem por meio de uma representação gráfica de síntese

Representação Gráfica de Síntese (RGS) de Diretrizes de Acessibilidade para Objetos de Aprendizagem na Web

Ferramentas para Comunicação e Compartilhamento de Informações em Comunidades de Prática

Um estudo exploratório dos games para introdução ao pensamento computacional

A manifestação da transmídia nas esferas da televisão e da hipermídia: estudo de caso do programa Superstar da Rede Globo de Televisão

O uso das narrativas digitais no edutainment

Estudo analítico de aplicativos para DaF em smartphones: aspectos do aprendiz em m -learning

Hiperlivro: criando experiências e estimulo de aprendizagem com a gamificação

Estudo de perfil de público tendo em vista o acesso móvel a um glossário interativo

Processo de Design Instrucional no Desenvolvimento de Objetos de Ensino e Aprendizagem Bilíngues (Libras – Português)

Desenvolvimento de Software Baseado em Realidade Aumentada para Processos de Aprendizagem

A Extração do Conhecimento na Perspectiva de Mapas Soda

Elementos gráficos do design na editoração  de  Revistas Digitais

AVEAs e CoPs acessíveis para surdos sob a ótica da Teoria da Cognição Situada

Estruturação da problemática de renovação do programa EBEP com a aplicação de Mapas Cognitivos

Infografia em ambientes hipermidiáticos para a educação de pessoas surdas  

Sessão 2

Recomendações para os ícones do Ambiente virtual de Ensino Aprendizagem Inclusivo WebGD

A contribuição dos polos presenciais na EaD: um estudo exploratório

O Infográfico como ferramenta para a visualização da Informação 

Interfaces Tangíveis no processo de representação gráfica de cegos congênitos na aplicação de Objetos de Aprendizagem

Construção de baralho interativo como ferramenta para aprendizado na disciplina de Sistemas de Transporte do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná

A aprendizagem de geometria por alunos cegos 

Ambiente hipermidiático na preservação do patrimônio cultural imaterial 

Desenvolvimento de um portal de animações em realidade aumentada para o proc esso de ensino -aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

A Tecnologia Assistiva na Perspectiva de Pessoas com Deficiência Visual 

Massive Open Online Courses (MOOCs): um estudo da estrutura midiática da P lataforma Veduca -SP

Educação Matemática e Tecnologia: uma análise bibliométrica

Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem: a influência das tecnologias e das teorias de aprendizagem

Contribuições da avaliação heurística de similares na fase de definição de requisitos do projeto do aplicativo móvel do Curso de Especialização Educação na Cultura Digital”

Benefício Mútuo entre Empresa e Cliente Através da Gamificação

Comunidade Online Inclusivas:  busca sistemática

Planejamento de uma Rotina de Estudo na Perspectiva da Gamificação

Uso de Histórias em Quadrinhos digitais como elemento de apoio ao processo de ensino -aprendizagem na educação superior

Sessão 3

Experiência Reflexivas na Prática de Professores Formadores de  Futuros Professores de Inglês no Contexto da Educação a Distância

Elementos interativos de sites de redes sociais em sites de ensino-aprendizagem

Orientação de estágio supervisionado de ensino interdisciplinar e hipermidiático mediado por ambiente virtual de ensino -aprendizagem

Literatura Infantil Animada como Suporte à Apreensão do Português como Segunda Língua por Crianças Surdas

Uma Proposta de Objeto de Aprendizagem para Ensino do Desenvolvimento Web com a Utilização do Framework Cherrypy

Oportunidade para o Ambiente Pessoal de Aprendizagem na Educação Profissional de Nível Técnico na Região Metropolitana de Porto Alegre

Gamificação: Estratégia para processos de aprendizagem

Os Jogos Digitais como Ferramenta para a Conscientização no Trânsito

Janelas Artificiais como Promessas Digitais em Hospitais

Reflexões sobre o Design de Jogos Digitais Acessíveis: Casos Papa Sangre e BlindSide

Mobile learning apps no ensino de alemão como língua estrangeira: uma survey com alunos e professores

Ambiente virtual de aprendizagem bilíngue, hipermídia e interdisciplinaridade como fatores de inclusão

A interação idoso-computador 

Realidade aumentada como ferramenta de apoio na alfabetização de crianças com surdez usuárias da Língua Brasileira de Sinais

Ícones da ferramenta Cacuriá: comparando imagens mentais a partir do teste de produção

Design de Hipermídia: o caso do website para a “Traço Cia de Teatro” 

HIPERLIVRO: análise das narrativas digitais de criação e edição online de hipermídia educacional

Sessão 4

Quadrinhos Digitais e Realidade Aumentada na Educação

Trabalho Interdisciplinar com Questões do Enem em Ambientes Hipermidiáticos 

E-BOOK: Ferramenta Implementada no AVA como Recurso Hipermidiático

A oralidade no ensino de Línguas Estrangeiras nos cursos de Licenciatura em Letras a distância

Análise de um Laboratório de Ensino de matemática Virtual no curso de Licenciatura na Plataforma MOODLE

Design do website para a “ Cooperativa para Conservação da Natureza ”

Aplicação de Técnicas Vivenciais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA): Drácula saiu do Túmulo

Usabilidade e Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: estudo comparativo dos principais AVA’s usados nas universidades de São Luís – MA

Ambientes hipermediáticos como suporte para a construção de conhecimento coletivo e compartilhado em cursos que utilizam as plataformas de Educação à Distância – EaD.

Estudo dos procedimentos metodológicos aplicados à temática Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs )

Personagem 3D para atuar como interprete de LIBRAS

Proposta de construção de Design Instrucional: concepção, elaboração e aspectos para produção de recursos multimídia da UNA-SUS/UFMA

Revisão Sistemática da Acessibilidade em Design Responsivo 

Linguagem, Interatividade e Comunidades de Prática 

Explorando as estruturas de quadrinhos hipermídia para aprendizagem de geometria descritiva

Desenvolvimento de um portal interativo de animações para o processo de ensino -aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

O Design Didático do Curso do Proinfo Integrado e as Estratégias de Aprendizagem na Formação Docente