Artigos/Temas
Pesquisas e aplicações nas áreas de Métodos de Estruturação de Problemas (Problem Structuring Methods – PSM); e de Métodos Multicritérios de Apoio a Decisão (AMD), os quais conferem aderência a ambientes hipermidiáticos devido ao exercício das disciplinas da engenharia; Gestão ou mídia de conhecimento/aprendizagem que suas técnicas habilitam; Soft Systems Methodology (SSM); Mapas cognitivos;Mapas SODA (Strategic Options Development and Analysis); Strategic Choice Approach (SCA); System Dynamics, Multicritérios (uso combinado de técnicas).
3) AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMFerramentas informatizadas de autoria; Ambientes virtuais como ferramenta de apoio e mediação da aprendizagem; Ambientes hipermediáticos e os princípios de cooperação e colaboração no processo de ensino aprendizagem; Métodos e abordagens de ensino aprendizagem; Design instrucional; Agentes inteligentes; Objetos de Aprendizagem; Hipermídia adaptativa; Aspectos e questões referentes ao papel dos ambientes hipermediáticos como ambientes de ensino; Estudos, análise e validação de ambientes hipermediáticos; Validação de modelos e métodos.
4) ACESSIBILIDADES DIGITAIS E TECNOLOGIAS ASSISTIVASAcessibilidade e usabilidade em ambientes hipermediáticos; Aplicação de técnica de avaliação de interface no design de sistemas hipermídias; Taxonomias; Ontologias; Análises de ambiente. Modelos e métodos; Arquitetura e design da informação; Agentes inteligentes; Ergonomia informacional; Ergonomia de interfaces; Signos; Símbolos gráficos; Alfabetização visual; Mídias; Implicações técnico-científico; culturais e sociais na interação homem-computador;
5) DESIGN DE HIPERMÍDIA E INTERFACES
Processo de desenvolvimento de ambientes hipermidiáticos; Mídias digitais; Interatividade; Design de sistemas de informação e comunicação; Interface humano-computador; Sistemas simbólicos e interativos. Projeto centrado no usuário. Experiência do usuário e interfaces digitais.