Artigos/Temas

1)  JOGOS, SIMULAÇÃO E GAMIFICAÇÃO PARA ENSINO APRENDIZAGEM 
 
Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem; Realidade virtual e aumentada na Educação; Ambientes virtuais para o ensino/aprendizagem; Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos educativos; Análise da aprendizagem a partir de jogos; Gamificação; Robótica pedagógica; Contribuições teóricas e metodológicas sobre design de games.
 
2)      MAPAS COGNITIVOS e SSM

Pesquisas e aplicações nas áreas de Métodos de Estruturação de Problemas (Problem Structuring Methods – PSM); e de Métodos Multicritérios de Apoio a Decisão (AMD), os quais conferem aderência a ambientes hipermidiáticos devido ao exercício das disciplinas da engenharia; Gestão ou mídia de conhecimento/aprendizagem que suas técnicas habilitam; Soft Systems Methodology (SSM); Mapas cognitivos;Mapas SODA (Strategic Options Development and Analysis); Strategic Choice Approach (SCA); System Dynamics, Multicritérios (uso combinado de técnicas).

3)      AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Ferramentas informatizadas de autoria; Ambientes virtuais como ferramenta de apoio e mediação da aprendizagem; Ambientes hipermediáticos e os princípios de cooperação e colaboração no processo de ensino aprendizagem; Métodos e abordagens de ensino aprendizagem; Design instrucional; Agentes inteligentes;  Objetos de Aprendizagem;  Hipermídia adaptativa;  Aspectos e questões referentes ao papel dos ambientes hipermediáticos como ambientes de ensino; Estudos, análise e validação de ambientes hipermediáticos; Validação de modelos e métodos.

4)      ACESSIBILIDADES DIGITAIS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Acessibilidade e usabilidade em ambientes hipermediáticos; Aplicação de técnica de avaliação de interface no design de sistemas hipermídias; Taxonomias; Ontologias; Análises de ambiente. Modelos e métodos; Arquitetura e design da informação; Agentes inteligentes; Ergonomia informacional; Ergonomia de interfaces; Signos; Símbolos gráficos; Alfabetização visual; Mídias; Implicações técnico-científico; culturais e sociais na interação homem-computador;

5)      DESIGN DE HIPERMÍDIA E INTERFACES

Processo de desenvolvimento de ambientes hipermidiáticos; Mídias digitais; Interatividade; Design de sistemas de informação e comunicação; Interface humano-computador; Sistemas simbólicos e interativos. Projeto centrado no usuário. Experiência do usuário e interfaces digitais.